O ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, confirmou hoje à televisão italiana que o espanhol Fernando Alonso, duas vezes campeão mundial de Fórmula 1, vai sair da escuderia italiana no final da presente temporada.

Em entrevista à RAI 1, Montezemolo afirmou que Fernando Alonso, campeão do Mundo em 2005 e 2006 pela Renault, “sairá por dois motivos”, o primeiro dos quais porque quer “abraçar outro projeto” e o segundo porque “está numa idade em que não pode esperar mais para voltar a vencer”.

“Alonso está dececionado por não ter vencido todos estes anos e necessita de novos estímulos”, disse Montezemolo sobre o piloto, que foi três vezes vice-campeão mundial desde 2010, altura em que assinou pela Ferrari até finais de 2016.

O ex-presidente da escuderia italiana recordou que esta ganhou 14 títulos mundiais desde 1999, em 15 anos, e que tem a equipa que mais ganhou nos últimos anos: “Em 2008, 2010 e 2012 perdemos o título na última corrida. A temporada verdadeiramente dececionante foi a última, mas o desporto é mesmo assim”.

Presidente da Ferrari durante 23 anos, Luca Cordero di Montezemolo deixou oficialmente o cargo há dois dias, como havia sido anunciado no mês passado, cedendo a posição ao atual conselheiro delegado da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne.