A escuderia Marussia confirmou hoje que vai falhar no domingo o Grande Prémio de Fórmula 1 dos Estados Unidos, devido a problemas financeiros, reduzindo a 18 os carros na grelha de partida.

Quarto dias depois de a Caterham entrar também em administração judicial, a Marussia está com os mesmos problemas e agora corre contra o tempo para encontrar um comprador que permita cumprir as duas restantes provas da época, em São Paulo (Brasil) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

A equipa anglo-russa, cujo piloto Jules Bianchi luta pela vida após o grave acidente no Japão, procura agora um novo patrão que permita resolver a grave crise financeira a manter-se no “circo”.

A Marussia e a Caterham entraram na Fórmula 1 em 2010, mas têm encontrado dificuldades em manter-se, devido ao aumento dos gastos, sobretudo devido à tecnologia dos novos motores.

Quanto entraram no “circo”, a Caterham, Marussia e a espanhola HRT viram a Federação Internacional do Automóvel (FIA) estabelecer um teto de investimento cerca de 50 milhões de euros, mas esse limite foi rapidamente abandonado e as equipas pequenas têm lutado para se manterem competitivas, tendo a HRT abandonado em 2012.

Os administradores da FRP Advisory, que controlam a Marussia, revelaram que os parceiros atuais são “incapazes de garantir o financiamento necessário” à equipa, que tem cerca de 200 funcionários com o salário de outubro pago, mas sem qualquer certeza em relação ao futuro.

“A equipa fez significativos progressos durante o seu relativamente curto período de funcionamento, destacando-se dois pontos no mundial de construtores na época em curso, mas competir na Fórmula 1 exige significativo investimento constante”, referem os administradores judiciais.

A participação da equipa nas últimas corridas do ano vai depender do resultado de negociações com interessados, admitindo-se que muito dificilmente competirá a 23 de novembro, no Brasil.

A Marussia começou a aventura na Fórmula 1 como Virgin Racing e conseguiu os primeiros pontos esta época no Grande Prémio do Mónaco, onde Bianchi foi nono.