A família do francês Jules Bianchi, hospitalizado após ter sofrido lesões cerebrais num acidente no Grande Prémio de Fórmula 1 do Japão, disse hoje que o piloto continuará a receber tratamento no hospital japonês de Yokkaichi.

"O Jules continua a sua luta. Ainda que algumas notícias tenham dado conta de novos planos de tratamento, a luta do Jules vai continuar aqui em Yokkaichi", indicou a família de Bianchi num comunicado difundido através da escuderia Marussia.

Bianchi sofreu um dos mais graves tipos de lesões encefálicas, uma vez que se afeta uma zona ampla do cérebro e não um ponto concreto.

"No próximo domingo cumprem-se quatro semanas desde o acidente do Jules e ele permanece no Centro Médico Geral da prefeitura de Mie, em Yokkaichi. A sua condição mantém-se crítica, mas estável, de acordo com os profissionais que o estão a tratar", acrescenta a família do piloto.

Os familiares de Bianchi dizem-se ainda "confortados por saber" que o piloto, de 25 anos, está a receber "o melhor tratamento possível no centro médico de Mie", com os médicos locais em "constante contato" com neurocirurgiões da Universidade de Roma e com o professor Gerard Saillant, presidente da Comissão Médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

No Grande Prémio do Japão, a 5 de outubro, e sob chuva intensa, Bianchi perdeu o controlo do carro, saiu da pista e chocou a alta velocidade com um veículo-grua que estava a retirar o carro do alemão Adrien Sutil (Sauber), também acidentado no mesmo local.