O piloto alemão Nico Rosberg (Mercedes) manifestou-se hoje confiante para disputar o título de campeão mundial de Fórmula 1 com seu colega de equipa, Lewis Hamilton, no Grande Prémio Abu Dhabi, no domingo.

"Sinto-me bem, porque o facto de ter progredido depois de Austin, de o ter batido no Brasil, deu-me muita confiança, tal como por ter sido frequentemente mais rápido do que ele este ano nas qualificações", afirmou Nico Rosberg, a três dias da 19.ª e última prova do campeonato do mundo.

O germânico, segundo classificado do Mundial, parte para a corrida com 17 pontos de atraso face ao britânico, a quem basta terminar na segunda posição para garantir o seu segundo título.

"É para viver este tipo de luta na pista que trabalhamos o ano inteiro e, por agora, este é o ponto alto da minha careira. Vai ser um fim de semana muito intenso, muito interessante", sublinhou Rosberg.

Sublinhando que Hamilton "tem tudo a perder", o alemão reconhece, por outro lado, que depende do adversário, mas sente-se capaz de o destabilizar: "Tenho de contar com uma pequena ajuda dele, para que ele não termine em segundo se eu ganhar. E a julgar pelo que se passou no Brasil [onde Hamilton fez um pião devido ao desgaste dos pneus], eu talvez possa influenciar a corrida dele".

Amante do futebol, Nico Rosberg assumiu que a vitória da Alemanha no Mundial de 2014 "é uma fonte de inspiração" e até fez uma analogia entre os dois desportos.

"Para mim, é um pouco como a final de um campeonato do mundo. É como se eu estivesse a perder por um golo ao intervalo. A Alemanha mostrou grande coragem na final deste ano, espírito de combate e no fim ganhou", frisou o alemão.

Nico Rosberg, que procura o seu primeiro título mundial, tem de ficar, obrigatoriamente, numa das cinco primeiras posições para ser campeão, mas está sempre dependente do desempenho de Hamilton.