A escuderia britânica de Fórmula 1 McLaren anunciou esta quinta-feira a sua equipa de pilotos para a época de 2015, que inclui o espanhol Fernando Alonso, bicampeão do Mundo, e o britânico Jenson Button, campeão em 2009.

Esta será a segunda passagem do piloto espanhol pela equipa da McLaren, uma vez que cumpriu uma temporada na equipa em 2007, então ao lado do atual campeão do mundo, o britânico Lewis Hamilton. Alonso mudou-se para a McLaren depois de ganhar os títulos de 2005 e 2006, ambos pela Renault.

Alonso junta-se a Button, de 34 anos, que cumpre a sua sexta temporada na escuderia (16.ª na Fórmula 1), enquanto o dinamarquês Kevin Magnussen permanece como piloto de testes e de reserva.

O piloto espanhol regressa à McLaren num momento marcante para a equipa, quando, em 2015, a escuderia vai voltar a equipar motores da Honda. Entre 1988 e 1992, a McLaren-Honda (então com pilotos como Ayrton Senna e Alain Prost) ganhou oito Mundiais de Fórmula 1 (pilotos e construtores), venceu 44 Grandes Prémios e conseguiu 53 "pole-positions".

"Junto-me a este projeto com enorme entusiasmo e determinação, sabendo que pode levar algum tempo até conseguirmos alcançar os resultados para os quais estamos a apontar. Isso para mim não é um problema", declarou Alonso, citado no sítio oficial da McLaren na Internet.

Alonso revelou ainda que no último ano recebeu "várias ofertas, algumas das quais muito tentadoras, dado o desempenho atual das equipas que mostraram interesse".

"No entanto, há mais de um ano, a McLaren-Honda contactou-me e pediu-me para fazer parte, de forma bastante ativa, no regresso de uma parceria que dominou a Fórmula 1 durante tanto tempo", salientou.

O diretor-executivo e chefe de equipa da McLaren, Ron Dennis, considerou que a escuderia terá os melhores pilotos em 2015.

"No que toca a pilotos, a política da McLaren sempre foi a de reunir a formação mais forte possível. Com o Fernando e o Jenson acredito que é exatamente o que teremos", rematou Dennis.