A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou hoje a reintrodução de reabastecimentos nas corridas de Fórmula 1 a partir de 2017, tendo como principal objetivo melhorar o espetáculo das corridas da categoria rainha do automobilismo.

Numa declaração conjunta na sequência de uma reunião do Grupo Estratégico, em Londres, Jean Todt, presidente da FIA, e Bernie Ecclestone, ‘patrão’ da Fórmula 1, anunciaram que os reabastecimentos, não admitidos desde 2010, serão a principal novidade para a temporada de 2017, sendo que cada carro terá uma quantidade máxima de combustível para gerir.

Além dos reabastecimentos, em 2017 as equipas poderão também ter ‘liberdade’ para projetar carros mais leves e poderão ainda alterar especificidades aerodinâmicas. Com estas alterações, a FIA espera carros mais rápidos, com maior ruído e com um aspeto mais agressivo.

Segundo o mesmo comunicado, algumas alterações deverão ser introduzidas já a partir da próxima temporada, como é o caso da livre escolha de dois conjuntos de pneus para piso seco num lote de quatro.