Jules Bianchi “continua vivo” e “seguramente a bater-se” pela vida, assegurou hoje o pai do piloto francês, em coma desde que em outubro do ano passado sofreu um grave acidente no Grande Prémio do Japão de Fórmula 1.

“Jules continua vivo, isso é o mais importante para nós. Ele está a bater-se seguramente com as armas que tem (…) isto dá-nos muita força”, disse o pai do piloto, em entrevista à cadeia de televisão francesa Canal+.

“Quando nos levantamos de manhã, pensamos na vida de Jules. Mas também na morte. É incontornável pensar na morte em face do muito que se pode passar”, acrescentou Philippe Bianchi.

O jovem, de 25 anos, ficou gravemente ferido na sequência de um acidente no Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, disputado em condições climatéricas muito adversas.

O monolugar de Bianchi chocou contra uma grua que estava a tentar remover o carro do alemão Adrian Sutil (Sauber), em posição perigosa depois de ter perdido o controlo e embatido num muro na volta n.º 42.

O piloto francês sofreu uma “lesão axional difusa”, uma das formas mais graves de traumatismo cerebral, e permanece em coma, respirando agora sem assistência, numa unidade hospitalar de Nice.