Se os golos são o "sal" do futebol, na Fórmula 1 são as ultrapassagens que fazem as delícias dos fãs. Por isso o Grupo de Estratégia da Federação Internacional de Automobilismo pediu aos diretores técnicos da Fórmula 1 que estudem e proponham medidas que visam aumentar as oportunidades de ultrapassagens durante as provas.

A Fórmula 1 quer melhorar o espetáculo dentro das pistas com a introdução de monolugares cinco segundos mais rápidos por volta, mais agressivos, asas dianteira e traseira maiores, pneus traseiros mais largos e motores mais potentes que tenham 1000 CV de potência ou mais. A FIA está a estudar uma série de novas regras para 2017 que está a levar as equipas e o organismo a terem várias reuniões, já que todas as normas novas terão de ser anunciadas antes de março do próximo ano.

Foi convocado uma reunião para 18 de agosto, antes do Grande Prémio da Bélgica, onde os diretores técnicos terão de apresentar propostas para tornar a Fórmula 1 mais atrativa.

Andrew Green, diretor técnico da Force India Mercedes, explicou ao site Autosport o que foi pedido pela FIA.

"Recentemente recebemos diretrizes do Grupo de Estratégia para melhorar os carros. Mas ainda não conversamos sobre isso. Era suposto haver uma reunião antes das férias de verão mas tal não foi possível. Agora só antes de Spa", disse Green, que falou das preocupações da sua equipa.

"Neste momento dependemos muito da carga aerodinâmica que é gerada pela asa dianteira para o resto do carro. O resultado é que quando um carro aproxima muito de outro, não só perde carga aerodinâmica na parte da frente como também em todo o carro. Por isso, penso que isto é algo que teremos de discutir na reunião", lembrou o diretor técnico da Force India.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.