As ultrapassagens na Fórmula 1 tiveram um decréscimo de 31% em relação ao primeiro semestre de 2014 segundo dados estatísticos avançados esta segunda-feira pelo diário Marca.

De acordo com o referido jornal espanhol, a média de 42,6 ultrapassagens por corrida no primeiro semestre de 2014 caiu para 29,4 no primeiro semestre de 2015 numa tendência que pode ser associada ao maior impacto da turbulência dos monolugares aquando da aproximação de outro veículo para a manobra e à menor diferença no desempenho com o desgaste dos pneus.

Se na temporada passada o Grande Prémio do Bahrain foi a prova de 2014 com maior número de ultrapassagens - com um total de 78 - este ano apenas as provas da Malásia, Mónaco e Canadá tiveram um registo superior verificado ao do ano passado. Em 2014, o GP da Malásia registou um total de 42 ultrapassagens tendo o número crescido em 2015 para um total de 65. No Grande Prémio do Canadá a diferença já foi menor, tendo-se registado um total de 37 ultrapassagens este ano, em relação às 31 de 2014. Já o Grande Prémio do Mónaco deste ano registou um aumento de uma ultrapassagem em relação à prova da temporada passada para um total de 10 ultrapassagens no Circuito do Principado.

O próximo Grande Prémio da Bélgica vai realizar-se este fim-de-semana no Circuito de Spa-Francorchamps com a Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg na liderança do Campeonato do Mundo de Fórmula.