O espanhol Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) foi hoje autorizado a alinhar à partida do Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1, um dia após o violento acidente que sofreu nos treinos livres no autódromo de Sochi.

A autorização médica foi comunicada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), após um exame ao piloto, que deixou o hospital ainda no sábado.

Sainz Jr, de 21 anos, foi repescado pela direção da corrida, uma vez que não participou nas qualificações e vai largar do 20.º e último lugar na grelha de partida da 15.ª prova do campeonato do mundo, marcada para as 13:00.

Na terceira sessão de treinos livres, o carro do espanhol, estreante na Fórmula 1 e filho do bicampeão mundial de ralis Carlos Sainz, roçou nas proteções laterais esquerdas durante algumas dezenas de metros na zona de travagem para a curva 13 (direita) e seguiu em frente, embatendo nas barreiras de segurança.

A sessão esteve interrompida durante 35 minutos após o acidente de Sainz e a direção acabou por cancelá-la em definitivo pouco depois de o espanhol ter sido retirado da pista.

Sainz disputou 14 grandes prémios na sua época de estreia e somou 12 pontos, tendo como melhor resultado o oitavo lugar na Malásia.