A Mercedes sagrou-se campeão mundial de construtores de Fórmula 1, depois de ver o seu piloto Lewis Hamilton vencer o Grande Prémio da Rússia. A escuderia alemã poderia sair de Sochi com o título mas o abandono de Nico Rosberg estragou as contas, já que a Ferrari conseguiu um segundo e quinto posto.

Só que Kimi Raikkonen, quinto classificado em Sochi, acabou por ser penalizado em 30 segundos, depois de se ter envolvido num acidente que levou ao abandono do seu compatriota Valteri Bottas da Williams Mercedes.

Na derradeira volta, os dois finlandeses envolveram-se numa luta titânica pelo terceiro e último lugar do pódio, com Kimi a bater em Bottas e a provocar o seu abandono. O piloto da Ferrari ainda conseguiu cortar a meta mas apenas no quinto posto. Os comissários de corrida atribuíram as responsabilidades do acidente a Raikkonen, que foi penalizado em 30 segundos. Sendo assim, o piloto da Ferrari caiu do 5º para o 8º posto. Em vez dos dez pontos, conquistou apenas quatro, o que faz com que a Mercedes seja a virtual campeã mundial de construtores.

A Mercedes passa a contar com 531 pontos e já não poderá ser alcançada, quando faltam quatro provas para o final do campeonato.

Quem ficou mais perto do título de pilotos foi Lewis Hamilton com a sua vitória em Sochi. O inglês passa a ter 66 pontos de vantagem sobre o segundo lugar, ocupado agora por Sebastian Vettel da Ferrari, que ultrapassou Nico Rosberg.