O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a sua 50.ª ‘pole position’ da carreira, assegurando o primeiro lugar da grelha de partida para o Grande Prémio da Austrália, primeira prova do Mundial de Fórmula 1.

Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014 e 2015, alcançou o melhor registo da qualificação, com o tempo de 1.23,837 minutos, deixando o alemão e companheiro de equipa Nico Rosberg na segunda posição, a 0,360 segundos.

A segunda linha da grelha de partida para a corrida no circuito de Albert Park, em Melbourne, vai ser ocupada pela dupla da Ferrari, com o alemão Sebastian Vettel no terceiro posto e o finlandês Kimi Raikkonen no quarto, ambos à frente do holandês Max Verstappen (Toro Rosso), quinto.

As novas regras na qualificação, com a eliminação progressiva dos mais lentos, a cada minuto e meio, acabou por impedir que Vettel, Raikkonen ou Rosberg tentassem sequer bater o tempo de Hamilton, e mereceram as críticas de praticamente todos os pilotos.

“Senti falta dos velhos dias de qualificação, quando saías para a pista e andavas, andavas e andavas”, afirmou Hamilton, que antes já tinha sido o mais rápido nas três sessões de treinos livres, salientando que este formato não era atrativo para os adeptos.