O alemão Niko Rosberg (Mercedes) prosseguiu hoje com o seu domínio no presente mundial de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio da China, somando a terceira vitória em tantas outras provas.

Saindo da 'pole position' e apesar de ainda ter sido ultrapassado pelo australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), Rosberg rapidamente readquiriu o comando e venceu com facilidade mais esta prova, cumprindo as 56 voltas ao circuito de Xangai em 1:38.53,891 horas, menos 37,776 segundos do que o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), segundo classificado.

Este arranque sensacional de campeonato permite a Rosberg liderar o campeonato com 75 pontos, detendo agora uma confortável vantagem de 36 pontos para o segundo, o inglês Lewis Hamilton, seu companheiro de equipa e campeão do mundo em título, que hoje partiu do último lugar da grelha e conseguiu ainda terminar em sétimo.

Rosberg, que somou ainda a sexta vitória consecutiva, juntando os triunfos deste ano aos registados na três últimas provas da época passada, começa a ser já o grande candidato ao título, até porque se sagraram campeões do mundo todos os nove pilotos que antes de Rosberg venceram as três primeiras provas do mundial.

"Nunca tive um carro tão bom como este, tão bem equilibrado. Obrigado rapazes!", afirmou Rosberg, que hoje somou a 17.ª vitória da sua carreira na Fórmula 1, mal passou a linha de chegada.

Apesar da vantagem na liderança do campeonato, Rosberg não facilita: "É muito cedo para tirar conclusões. O Lewis (Hamilton) não está muitos pontos atrás. 30 pontos não é muito, é uma corrida e um pouco, e ele nunca desiste."

Embora tenha terminado em segundo lugar, Vettel estava furioso com o russo Daniel Kvyat, terceiro, tendo o alemão acusado o piloto da Red Bull de ter efetuado um ataque "suicida" no arranque, que levou a que os dois Ferrari se tocassem, caindo Vettel na altura para a 15.ª posição.

"Parecias um torpedo", atirou Vettel a Kvyat quando se dirigiam para o pódio, enquanto o russo limitava-se a responder: "É corrida."

A quarta prova do mundial, o Grande Prémio da Rússia, está agendado para 28 de abril, no circuito de Sochi.