O piloto alemão Nico Rosberg (Mercedes) manteve hoje o ‘pleno’ de vitórias no Mundial de Fórmula 1, ao impor-se após uma ‘cavalgada solitária’ no Grande Prémio da Rússia, quarta prova do campeonato de 2016.

Rosberg, que arrancou da ‘pole position’, passou a dispor de 43 pontos de vantagem na liderança da classificação dos pilotos sobre o britânico Lewis Hamilton, depois de hoje ter batido no autódromo de Sochi o bicampeão em título e colega da Mercedes por 25,022 segundos.

O alemão completou as 53 voltas ao circuito russo em 1:32.41,997 horas (média de 200,482 km/h), imediatamente à frente de Hamilton, que tinha partido do 10.º Lugar, e do finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), terceiro classificado, a 31,998 segundos do vencedor.

“Foi um fim de semana espetacular e o carro esteve fantástico. Estou muito, muito satisfeito. Gostei imenso da corrida. Mantive-me concentrado e sempre a dar o máximo. Quando se abranda é quando se cometem erros”, disse Rosberg.

Rosberg, que este ano já se impôs na Austrália, Bahrein e China, leva sete triunfos consecutivos no Campeonato do Mundo de F1, uma vez que também venceu as três últimas de 2015, no qual terminou no segundo lugar final, atrás de Hamilton.

Além do piloto da Mercedes, de 30 anos, apenas mais três pilotos conquistaram sete ou mais vitórias seguidas na F1, dois dos quais compatriotas de Rosberg: Michael Schumacher e Sebastian Vettel, além do italiano Alberto Ascari.

A ‘dobradinha’ da Mercedes ofuscou o 700.º pódio da rival Ferrari, conquistado por Raikkonen, que ocupa o terceiro lugar no Mundial de pilotos, já a distantes 57 pontos de Rosberg, após a 18.ª vitória da carreira do germânico na categoria rainha do desporto automóvel.

A corrida teve um início caótico, que custou o abandono de Vettel, depois de o Ferrari do alemão ter sido atingido duas vezes pelo Red Bull do russo Daniil Kvyat, numa primeira volta em que foram também eliminados o compatriota Nico Hülkenberg (Force India) e o holandês Max Verstappen (Toro Rosso).

O finlandês Valtteri Bottas (Williams-Mercedes), que arrancou da primeira linha da grelha de partida, mas foi vendo Rosberg distanciar-se a cada passagem pela meta, concluiu a prova no quarto lugar, à frente do brasileiro Felipe Massa (Williams) e do espanhol Fernando Alonso (McLaren-Honda).

O Campeonato do Mundo de F1 regressa dentro de duas semanas, para a realização do Grande Prémio de Espanha, quinta prova do calendário, que disputa no circuito da Catalunha.

*Artigo atualizado às 16h14.