O holandês Max Verstappen venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, beneficiando de uma colisão entre os dois pilotos da Mercedes, que seguiam nos primeiros lugares, tornando-se o mais jovem vencedor na modalidade, com 18 anos.

Verstappen, que rendeu o russo Daniil Kvyat, 'despromovido' à equipa B, Toro Rosso, abrilhantou a estreia pela Red Bull com o primeiro triunfo na Fórmula 1, naquela que é a segunda época enquanto profissional.

Liderando desde a primeira volta, após o choque do alemão Nico Rosberg e do britânico Lewis Hamilton, Verstappen susteve os ataques do finlandês Kimi Raikkonen, que acabou a quinta prova do mundial a 0,616 segundos, depois de dez voltas de grande pressão.

"É fantástico. Nem quero acreditar, foi uma grande corrida. Tenho que agradecer à equipa por dar-me um carro tão bom. É incrível ganhar na primeira vez que corro pela Red Bull", afirmou Verstappen, que foi elogiado pela escuderia e pelos adversários.

Verstappen, que saíra de quarto na linha de partida, cumpriu as 66 voltas da pista de Montmeló, em Barcelona, em 1:41.40,017 horas e somou 25 pontos, que lhe permitem subir a sexto no Mundial de condutores, com 38 pontos.

O piloto superou ainda o registo de juventude do alemão Sebastian Vettel, que havia vencido o Grande Prémio de Itália de 2008, com 21 anos.

Os Ferrari completaram o pódio. Raikkonen subiu ao segundo posto do Mundial, com 61 pontos, enquanto Vettel completou o pódio e ascendeu ao quarto lugar do Mundial, com 48.

Nos construtores, a Ferrari foi a grande vencedora do dia, chegando aos 109 pontos, a 48 da Mercedes (157).

A Mercedes, que não via os seus pilotos falharem os pontos desde 2012, no Brasil, continua com Rosberg como líder do Mundial, com 100 pontos.

O acidente entre Hamilton e Rosberg ainda será alvo de análise, depois do austríaco presidente não executivo e ex-piloto, Niki Lauda, ter culpado Hamilton pela colisão que 'arrastou' ambos para fora da prova.