O britânico Lewis Hamilton (Mercedes), triplo campeão do mundo, assegurou hoje a 'pole position' para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, a disputar no domingo, em Silverstone.

A marca de 1.29,287 minutos foi alcançada mesmo na última volta lançada, depois de o piloto britânico, que já venceu em três ocasiões em Silverstone, ter falhado na sua primeira tentativa, durante a qual saiu ligeiramente dos limites da pista, tendo o piloto asseurado a sua 55.ª 'pole' da carreira, a sexta na presente temporada.

Com mais esta 'pole', Hamilton, segundo do campeonato, superou em três décimos de segundo o seu companheiro de equipa e líder do mundial, o alemão Nico Rosberg, que vai partir do segundo lugar da grelha de partida, numa corrida em que os responsáveis da equipa esperam que os pilotos respeitem novas regras, de modo a evitarem que a luta que mantêm entre si possa prejudicar a equipa no campeonato.

Atrás dos dois mercedes vão partir os dois Red Bull do holandês Max Verstappen e do australiano Daniel Ricciardo, enquanto o finlandês Kimi Raikkonen, que renovou esta semana o seu contrato com a Ferrari, fez a quinta marca.

O outro Ferrari, pilotado pelo alemão Sebastian Vettel, fez, mas o germânico foi penalizado em cinco lugares deviso à mudança de caixa de velocidades, pelo que vai sair da 11.ª posição.

Entretanto, o sueco Marcus Ericsson (Sauber), que sofreu um acidente na terceira sessão de treinos livres, teve de passar pelo hospital para rea,lizar exames complementares, mas a sua participação na corrida de domingo não deverá estar em causa, para a qual terá de partir da zona das 'boxes'.