Nico Rosberg venceu o Grande Prémio de Itália em Fórmula 1. No circuito de Monza, o piloto alemão partiu da segunda posição mas antes da primeira curva já liderava. O seu companheiro de equipa e rival no mundial de pilotos, Lewis Hamilton, terminou em segundo, depois de ter caído cinco posições logo na primeira volta. Vettel da Ferrari acabou em terceiro. Rosberg encurtou a diferença para Hamilton em apenas dois pontos no mundial de pilotos.

Lewis Hamilton partiu da ´pole position` mas o seu arranque foi tão mau que antes da primeira curva já tinha sido ultrapassado por Rosberg, Vettel, Raikonnen, Ricciardo e Bottas. O inglês teve de fazer uma corrida de trás para a frente novamente e minimizou os estragos com um segundo lugar.

O arranque de Vettel foi fenomenal. O piloto da Ferrari saltou logo para a segunda posição e pressionou muito Rosberg nas primeiras curvas mas o alemão da Mercedes levou a melhor e depois começou a ´cavar` uma diferença para os seguidores.

Lá atrás, Hamilton lutava para chegar-se à frente. Depois de ter caído para o sexto lugar, o atual líder do mundial começou a ganhar posições. Ultrapassou Ricciardo e depois Bottas para se colocar atrás dos Ferrari de Vettel e Raikonnen.

Com uma estratégia de apenas uma paragem, a Mercedes levou a melhor sobre a concorrência que fez três paragens. O plano permitiu a Hamilton chegar ao segundo lugar e dar a assim a dobradinha à equipa, a quarta da temporada. Durante a prova a vitória da Mercedes nunca esteve em causa, com Rosberg a liderar confortavelmente desde a primeira volta.

A correr em casa, a Ferrari teve de se contentar com o terceiro lugar de Vettel, que assim regressa aos pódios. Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo completaram os cinco primeiros postos. Valtteri Bottas, Max Verstappen, Sergio Pérez, Felipe Massa e Nico Hulkenberg terminaram nas posições seguintes e amealharam pontos.

No mundial de pilotos, Lewis Hamilton continua na frente mas agora com apenas dois pontos de avançado sobre Rosberg. O inglês soma 250 pontos, contra 248 do alemão. Daqui a duas semanas voltam as emoções da Fórmula 1, agora no Grande Prémio de Singapura.