O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a 'pole-position' paras o Grande Prémio da China, batendo o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) na qualificação para a segunda prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, que se disputa em Xangai.

Com um tempo de 1.31,678 minutos, Hamilton foi dois centésimos de segundo mais rápido do que o germânico, líder o Mundial após ter vencido a corrida inaugural, na Austrália, à frente do inglês.

Ao mesmo tempo, Hamilton estabeleceu um novo recorde absoluto do circuito chinês, cuja anterior melhor marca fora fixada pelo alemão Michael Schumacher em 2004, ao volante de um Ferrari (1:32.238).

Esta é a 63.ª vez que em o triplo campeão do mundo (2008, 2014, 2015) vai largar da primeira posição da grelha, o que o coloca mais próximo do recorde de 68 'poles' de Schumacher e das 65 do brasileiro Ayrton Senna.

Tal como sucedeu na primeira prova, a segunda linha da grelha vai ser ocupada por dois finlandeses, Valtteri Bottas, que deixou o seu Mercedes a um milésimo de Vettel, e Kimi Räikkönen, no outro Ferrari. Em Melbourne, terminaram a corrida em terceiro e quarto, respetivamente.

Quinto na Austrália, o holandês Max Verstappen (Red Bull) foi afetado por um problema de motor e fez apenas o 19.º tempo, sendo eliminado na primeira parte da qualificação, que foi perturbada pelo por um acidente do italiano Antonio Giovinazzi (Sauber) nos últimos segundos.

No outro Red Bull, o australiano Daniel Ricciardo, vai partir para a corrida de domingo na quinta posição, ao lado do brasileiro Felipe Massa (Williams-Mercedes).