Fórmula 1

16-04-2017 19:45

Vettel vence no Bahrain com 'ajuda' da Ferrari e Hamilton

O piloto alemão regressa à liderança isolada do campeonato.
Sebastian Vettel
Foto: Mark Thompson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Sebastian Vettel, piloto alemão

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Sebastian Vettel beneficiou hoje da estratégia da Ferrari e de uma punição a Lewis Hamilton (Mercedes) para vencer o Grande Prémio de Fórmula 1 do Bahrain, terceira prova do Mundial, e regressar à liderança isolada do campeonato.

No circuito de Sakhir, o alemão, quatro vezes campeão do mundo, somou o segundo triunfo da temporada e 44.º da carreira e passou a ter uma vantagem de sete pontos sobre Hamilton, que pagou caro um incidente com o australiano Daniel Ricciardo na entrada para as ‘boxes’. O britânico foi obrigado a uma paragem de cinco segundos e não mais se aproximou do germânico.

“Temos muito caminho pela frente, mas, agora, estou muito feliz. Foi uma corrida incrível. Estamos aqui para lutar”, disse Vettel, no final da corrida.

O piloto da Ferrari terminou com uma vantagem de 6,6 segundos sobre Hamilton, que foi segundo, enquanto o finlandês Valtteri Bottas, também da Mercedes, que partiu da ‘pole position’ pela primeira vez na sua carreira, arrebatou o terceiro lugar, a 20,397 do vencedor.

Vettel arrancou do terceiro lugar, mas logo na partida passou Hamilton, segundo, e colou-se a Bottas. Os três da frente andaram bem ‘pegados’ até à 10.ª volta, que acabou por ser determinante para a vitória do germânico.

Um acidente entre Lance Stroll e Carlos Sainz obrigou à entrada do ‘safety car’ e a Ferrari aproveitou logo para chamar à ‘box’ Vettel, que beneficiou dessa estratégia para, poucas voltas depois, ‘roubar’ a liderança a Bottas.

Hamilton ainda subiu ao segundo lugar e entrou na perseguição a Vettel, mas o incidente com Ricciardo acabou por complicar a tarefa do antigo campeão mundial. Até final, o britânico ganhou tempo ao germânico, que acabou por segurar a vitória.

A quarta ronda do Mundial de Fórmula 1 está agendada para 30 de abril com o Grande Prémio da Rússia.

Conteúdo publicado por Sportinforma