O espanhol Dani Pedrosa foi hoje o mais rápido no circuito do Estoril durante últimos treinos livres de MotoGP para o Grande Prémio de Portugal, depois de passar parte do treino sentado nas boxes, com problemas na sua Honda.

Quando seguia com o segundo melhor tempo (1.37.896 minutos), sensivelmente a meio da sessão, Pedrosa foi transportado pela assistência para as boxes, onde, sentado, continuou a segurar a boa marca, sem cair do topo da tabela.

No regresso à pista e quase no final do treino, o espanhol, vencedor do ano passado no Estoril, ultrapassou o seu colega de equipa, o australiano Casey Stoner (Honda), que na sexta-feira terminou o dia como o mais veloz do circuito.

No treino antes da qualificação desta tarde, Stoner fez 1.37,338 minutos e voltou a estar à frente do seu mais direto adversário, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), que rodou a 1.37.680.

Lorenzo chega ao Estoril como líder do campeonato, com apenas quatro pontos de vantagem sobre o australiano, num circuito onde já venceu três vezes (2008, 2009 e 2010).

Depois de ter dado nas vistas na primeira sessão de sexta-feira, o colega de equipa de Lorenzo, o norte-americano Ben Spies, ficou esta manhã com o oitavo tempo, a seguir ao italiano Valentino Rossi (Ducati).

A posicionarem-se para os primeiros lugares da grelha de partida continuam dois pilotos da Yamaha: Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso.

A qualificação de Moto GP está agendada para as 13h55.

O Grande Prémio de Portugal é a terceiro prova do circuito mundial de motociclismo.