Uma última volta no limite deu hoje a Miguel Oliveira o terceiro melhor tempo na sessão de qualificação de Moto 3 e um lugar na primeira linha para a corrida de domingo do Grande Prémio de Portugal de motociclismo.

No Autódromo do Estoril, o piloto português, que rodou quase sempre na quarta posição, "puxou" da sua Suter Honda nos segundos finais e conseguiu o tão esperado lugar na primeira linha de grelha da partida, com o tempo de 1.47,916 minutos.

Oliveira igualou a sua melhor qualificação em Moto 3, repetindo assim os feitos da última ronda, em Jerez de la Frontera (Espanha) e no ano passado em Portugal.

O jovem piloto, de 17 anos, ganhou o duelo ao britânico Danny Kent (KTM), que acabou por ficar com o quarto tempo, depois de surpreendentemente ter aparecido na luta pelo "top 3", já que tinha tido um modesto desempenho nas três sessões de treinos livres.

A sessão de qualificação foi dominada pelo germânico Sandro Cortese (KTM), que obteve a sua segunda pole-position da temporada, com a marca de 1.47,145 minutos.

O piloto alemão subiu ao primeiro posto a meio da qualificação e nunca mais foi destronado, acabando por ir melhorando o seu tempo até final.

Atrás de Cortese, mas à frente de Oliveira, vai partir o espanhol Maverick Viñales (Honda), que fez 1.47,460 minutos.

A corrida de Moto 3 do Grande Prémio de Portugal, terceira ronda do Mundial, está agendada para domingo, às 14h30.