O piloto português Miguel Oliveira (Honda) quer ultrapassar a «maré de resultados negativos» e alcançar uma boa posição na prova de Moto3 do Grande Prémio da Catalunha, quinta ronda do Campeonato do Mundo de Motociclismo.

«Estou muito confiante, pois é um traçado que conheço bem. Quero terminar com esta maré de resultados negativos que nos apareceu desde o Grande Prémio de Jerez. Iniciarei esta prova como se fosse a primeira da temporada. Começar do zero, só com a vantagem de ter a experiência das corridas anteriores», afirmou Miguel Oliveira.

No circuito de Montmeló, no domingo, o piloto luso de 17 anos vai tentar pôr um fim numa série de três corridas sem terminar, incluindo no Estoril, no Grande Prémio de Portugal, onde foi obrigado a abandonar devido a problemas mecânicos na sua Suter Honda.

«Na realidade estou com muita vontade que o fim-de-semana comece para poder fazer uma vez mais um trabalho excelente e dar à minha equipa de uma vez por todas o resultado que merecem», disse.

Depois da estreia em 2011 na categoria de 125 cc, que deu lugar ao Moto3, Miguel Oliveira cumpre a segunda época no Campeonato do Mundo, ocupando a 16.ª posição, com 11 pontos, numa tabela liderada pelo alemão Sandro Cortese (KTM).

Na Catalunha, Miguel Oliveira vai correr pela primeira com o estatuto de atleta de alto rendimento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

«Agora tenho mais margem e tranquilidade nas minhas decisões», disse o piloto de Almada, que frequenta o 11.º ano de escolaridade.

O GP da Catalunha arranca hoje com as duas primeiras sessões de treinos livres, seguido da qualificação no sábado e da corrida no domingo.