O espanhol Álvaro Bautista (Honda) conseguiu hoje a sua primeira “pole” na categoria de MotoGP, ao ser o mais rápido na qualificação para o GP da Grã-Bretanha, sexta prova do mundial.

Bautista, cuja última “pole” tinha sido conseguida na categoria de 250 cc em 2009, rodou em 2.03,303 minutos, impondo-se por 0,106 centésimos ao norte-americano Ben Spies, numa sessão que terminou antes do previsto, devido à chuva.

O espanhol, atual quarto classificado do Mundial, tornou-se no primeiro piloto a levar a equipa Gresini a uma “pole” desde a morte de Marco Simoncelli, em outubro de 2011

O australiano Casey Stoner conseguiu o terceiro melhor tempo da sessão (2.03,423), à frente do espanhol Jorge Lorenzo, líder do mundial de pilotos, quarto na sessão.

A qualificação ficou marcada pelas quedas, sem consequências físicas, dos dois pilotos da Ducati, o italiano Valentino Rossi e o norte-americano Nicky Hayden.

Na categoria de 250 cc, o espanhol Pol Espargaro foi o mais rápido, tendo rodado em 2.08,011 minutos, com 0,385 centésimos de vantagem sobre o italiano Andrea Ianone, segundo a partir para a prova de domingo.

O líder do mundial da categoria, o suíço Thomas Luthi, fez o sétimo melhor tempo da sessão de qualificação.

No Moto3, o português Miguel Oliveira (Suter Honda) conseguiu o 11.º tempo na qualificação (2.18,090 minutos), numa sessão em que o espanhol Mavercik Vinales (2.16,187), que assegurou a “pole”.

Acompanhe aqui toda a época de MotoGP.