A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) divulgou hoje um novo calendário provisório do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2013, que confirma a exclusão do Grande Prémio de Portugal e uma terceira prova nos Estados Unidos.

O Mundial arranca a 31 de março de 2013, no Qatar, e encerra a 10 de novembro, em Valência, e por confirmar está apenas o circuito que receberá a segunda etapa do campeonato, a 14 de abril.

O novo circuito de Austin, no Texas, recebe a primeira das três corridas disputadas nos Estados Unidos, a 21 de abril (3.ª das 19 provas que integram o calendário provisório da FMI).

O “circo” do Moto GP volta aos EUA a 21 de julho, em Laguna Seca (10.ª prova) e a 18 de agosto, em Indianápolis (11.ª).

A única data em aberto no calendário da FIM está a ser negociada para receber uma etapa na Argentina, no circuito de Termas de Rio Hondo, que está em fase adiantada de concretização.

Em setembro, a FIM já tinha divulgado um calendário provisório, que não também não integrava a corrida portuguesa.

Na altura, o diretor do Autódromo do Estoril, Domingos Piedade, destacou o caráter “provisório” do documento, admitindo então que os problemas económicos em Espanha, país que tem previstas quatro corridas (Jerez de la Frontera, Barcelona, Aragão e Valência), poderiam levar a um eventual cancelamento de algumas das provas e favorecer uma alternativa em Portugal.