Apesar das dificuldades inerentes ao exigente Circuito Internacional de Sepang, como são as altas temperaturas e humidade e as longas rectas que requerem grandes prestações das motos em termos de velocidade máxima, Miguel Oliveira assinou brilhante quinto lugar da grelha na estreia no Grande Prémio de Motociclismo da Malásia neste sábado.

O piloto da Estrella Galicia 0,0 já tinha deixado bem claras as suas intenções ao terminar os treinos livres com a terceira marca da tabela combinada de tempos: tirar o máximo rendimento possível da sua Suter-Honda no rápido traçado de Sepang e colocar-se na melhor posição possível para a corrida de amanhã. E foi exactamente isso o que fez.

Mesmo sem conseguir terminar entre os três primeiros primeiros, o jovem português retirou praticamente um segundo à sua melhor marca de ontem para garantir a presença a meio da segunda linha da grelha com um registo de 2m15,316s, o que o deixa em bom plano para a exigente corrida de domingo.

Ainda assim, e até lá, o piloto de Almada pretende explorar cada minuto do warm up matinal para refinar ainda mais a sua montada e, com isso, aumentar o ritmo para se manter com os homens da frente e até mesmo lutar por uma posição no pódio.

«Hoje o segundo dia foi bastante difícil, mas correu bem e estou contente», avançou Oliveira após o final da qualificação para a 15ª jornada do Campeonato do Mundo de Moto3. «Conseguimos fazer uma boa sessão de manhã, melhorámos o nosso tempo em um segundo em relação a ontem».

«Já sabíamos que íamos sofrer nas rectas, mas acho que o treino correu bastante bem, conseguimos um resultado positivo. Amanhã vamos tentar continuar este trabalho no warm up e lutar pelo melhor resultado possível na corrida», rematou o português.

Resultados: 1º, Z. Khairuddin (KTM), 2m13,885s; 2º J. Folger (Kalex KTM), 2m14,151s; 3º, S. Cortese (KTM), 2m14,599s; 4º, L. Rossi (FTR Honda), 2m14,681s; 5º, Miguel Oliveira (Suter Honda), 2m15,316s.