Sandro Cortese (KTM) venceu o GP da Malásia e conseguiu, consequentemente, o título de campeão do Mundial de Moto3. O piloto alemão só segurou o triunfo na última volta da prova.

Já Miguel Oliveira esteve em bom plano ao longo de todo o fim-de-semana na estreia no Circuito Internacional de Sepang e concluiu o Grande Prémio de Motociclismo da Malásia, 15ª prova do Campeonato do Mundo de Moto3, na quinta posição após corrida muito disputada.

Miguel Oliveira perdeu duas posições na primeira volta, mas não tardou a responder e recuperar até ao quinto posto à segunda passagem pela linha de meta. Foi a partir deste momento que o piloto da Estrella Galicia 0,0 se envolveu em emocionante luta a quatro que duraria até ao final da corrida.

Rodando em conjunto com o companheiro de equipa Alex Rins, Luis Salom e Danny Kent, o jovem de Almada mostrou-se muito aguerrido, trocando de posições com os três rivais várias vezes ao longo da corrida, no que foi um emocionante despique pelo quarto posto que levou o português a assinar a sétima melhor volta da corrida a apenas dois décimos de segundo da melhor marca.

Oliveira ainda chegou a rodar em quarto na fase final da corrida, já com a bandeira de chuva a ter sido mostrada aos pilotos, mas acabou por se ver batido por Salom na última volta por pouco mais de um décimo de segundo. Seja como for, o piloto de Almada logrou uma estreia muito positiva em Sepang ao terminar nos cinco primeiros, melhorando em duas posições o resultado consigo há uma semana em Motegi, onde também rodou pela primeira vez na carreira.

«Foi uma corrida muito difícil. Acompanhar o ritmo das KTM foi mesmo complicado já que abriram um fosso nas primeiras voltas que não conseguimos recuperar mais tarde», começou por explicar Oliveira, o primeiro piloto com motor Honda na corrida deste domingo.

O piloto português ocupa o 8º lugar do Campeonato com 94 pontos.

Resultados da corrida: 1º, S. Cortese (KTM), 18 voltas em 40m54,123s; 2º, Z. Khairuddin (KTM), +0,028s; 3º, J. Folger (Kalex KTM), +0,247s; 4º, L. Salom (Kalex KTM), +8,503s; 5º Miguel Oliveira (Suter Honda), +8,674s.