Pedrosa sai à frente dos dois últimos campeões do mundo, Lorenzo (2010 e 2012) e o australiano Casey Stoner (2011), segundo e terceiro na grelha de partida, respetivamente.

O espanhol conta com um feito na 18.ª e última etapa do mundial de velocidade, pois bateu o recorde de seis anos detido pelo italiano Valentino Rossi, ao ser o primeiro piloto a cumprir uma volta à pista espanhola em menos de 1.30 segundos.

Em Moto2, o espanhol Pol Espargaro (Kalex) fez a sua quarta “polé” consecutiva, frente ao campeão do mundo Marc Marquez, que fez cair, sem gravidade, Simone Corsi, na segunda sessão de treinos e como tal, por decisão da direção da corrida, vai sair do fundo da grelha de partida.

Já em Moto3, o alemão Jonas Folger (Kalex KTM) parte da primeira posição, seguido do português Miguel Oliveira. Os dois homens que lutam pelo título de vice-campeão do mundo, os espanhóis Luís Salom e Maverick Vinales, têm o terceiro e o quinto tempo, respetivamente, e o alemão Sandro Cortese, já campeão, o quarto.