O Grande Prémio da Argentina, que deveria regressar ao Mundial de velocidade no próximo ano, foi excluído do calendário de 2013, cuja última versão foi hoje tornada pública pela Federação Internacional de Motociclismo.

Além da exclusão da etapa argentina, a data da prova de abertura, no Qatar, foi adiada de 31 de março para 7 de abril, num calendário da qual não faz parte Portugal, que este ano recebeu a terceira prova do campeonato no autódromo do Estoril, a 6 de maio.

Os organizadores do campeonato explicaram que tinham fixado 18 de novembro como data-limite para que a suspensão do GP da Argentina fosse retirada ou se tornasse definitiva, em função da recomendação do Governo de Espanha aos pilotos patrocinados pela petrolífera Repsol para evitarem a deslocação àquele país sul-americano, por razões de segurança.

Como o Governo espanhol apenas notificou a Dorna, que detém os direitos comerciais do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, a 20 de novembro, dois dias depois do prazo, a prova argentina foi retirada do calendário da próxima temporada, que foi reduzido de 19 para 18 provas.

A recomendação do Executivo de Madrid foi feita em consequência da decisão tomada em maio pelo Governo argentino de expropriar 51 por cento da filial YPF do grupo petrolífero espanhol, o que provocou uma grave crise diplomática entre os dois países.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.