Marc Marquez (Honda) venceu hoje o Grande Prémio da Alemanha, numa oitava prova do Mundial de motociclismo dominada pelos pilotos espanhóis e em que o português Miguel Oliveira foi quatro em Moto3.
Em MotoGp, categoria rainha, o espanhol Marquez venceu e subiu ao topo da classificação do Mundial, repetindo as vitórias dos compatriotas Jordi Torres (Suter) em Moto2 e de Alex Rins (KTM) em Moto3.
Aproveitando as ausências de Dani Pedrosa, antigo líder do Mundial, e de Jorge Lorenzo, campeão do Mundo, Marquez venceu a prova, em 1.22,635 horas, menos 1,559 segundos do que o britânico Cal Crutchlow (Yamaha) e menos 9,620 do que o italiano Valentino Rossi.
O estreante Marquez subiu à liderança do Mundial, com 138 pontos, mais dois do que Pedrosa e mais 11 do que Lorenzo.
A próxima prova de MotoGP será o Grande Prémio dos Estados Unidos, a 21 de julho, no circuito de Laguna Seca, onde não correrão as categorias mais baixas, que apenas voltam a competir a 18 de agosto, em Indianápolis.
Em Moto2, o espanhol Jordi Torres estreou-se a vencer, terminando a prova em 41.19,636 minutos, menos 2,164 segundos do que o italiano Simone Corsi (Speed Up) e menos 2,494 do que Pol Espargaro (Kalex).
No Mundial, o britânico Scott Redding (Kalex) segue na liderança, com 143 pontos, mais 23 do que Espargaro e mais 55 do que o espanhol Esteve Rabat (Kalex).
Na categoria mais baixa, o português Miguel Oliveira (Mahindra) terminou na quarta posição.
Depois de ter partido da terceira posição da grelha, o português perdeu alguns lugares nas primeiras voltas, mas conseguiu recuperar até ao quarto lugar, a 4,982 segundos do espanhol Alex Rins (KTM), que venceu a prova, seguido dos compatriotas Luis Salom (KTM) e Maverick Vinales (KTM).
Com este resultado, Miguel Oliveira, que repetiu o quarto lugar conseguido no grande prémio anterior, na Holanda, manteve-se na sexta posição do Mundial, com 69 pontos, a apenas um do quinto posto, ocupado pelo espanhol Alex Marquez, com Luis Salom a manter-se na liderança, com 172.
Salom tem agora 14 pontos de vantagem sobre Vinales e 30 sobre Rins.