O espanhol Marc Márquez, em Repsol Honda RC 213 V, garantiu hoje a "pole position" para o Grande Prémio de Indianápolis de Moto GP, e conseguindo um novo recorde absoluto do circuito norte-americano.

Márquez, que conseguiu na segunda sessão de qualificação fazer uma volta em 1.37,958, tirou quase um segundo ao anterior recorde da pista, que pertencia ao seu atual colega de equipa, Dani Pedrosa.

A mais de meio segundo do detentor da "pole" ficou o campeão do mundo, Jorge Lorenzo, em Yamaha, com um tempo de 1.38,471. No terceiro e último lugar da primeira linha ficou Dani Pedrosa, com 1.38,485.

O britânico Cal Crutchlow (Yamaha YZR M 1) ficou na quarta posição, logo à frente do espanhol Álvaro Bautista (Honda RC 213 V). O norte-americano Nicky Hayden - a correr "em casa" numa Ducati - não conseguiu melhor do que o sexto lugar, já no segundo 39 (1.39,142).

O italiano Valentino Rossi (Yamaha YZR M 1) fez uma qualificação discreta, conseguindo um nono lugar na "grelha", a mais de 1,3 segundos de Márquez.

Nas contas do Mundial, Marc Márquez lidera com 163 pontos, à frente de Dani Pedrosa, com 147, e de Jorge Lorenzo, com 137. Valentino Rossi segue em quarto, com 117, e Cal Crutchlow em quinto, com 116.

Márquez venceu as duas últimas provas do Mundial, o Grande Prémio dos Estados Unidos, em Laguna Seca, e o Grande Prémio da Alemanha, no Sachsenring.

A corrida de MotoGP do Grande Prémio de Indianápolis começa às 19h00 de Lisboa.