O piloto português Miguel Oliveira (Mahindra) terminou hoje na nona posição a corrida de Moto3 do Grande Prémio da República Checa, 11.ª prova do Mundial de motociclismo de velocidade, ganha pelo espanhol Luis Salom (KTM), líder do campeonato.

O português, que largou do 10.º lugar da "grelha", subiu uma posição ao longo das 19 voltas ao circuito de Brno e nunca conseguiu aproximar-se dos lugares da frente, terminando a 21,404 segundos de Salom, que consolidou o comando do Mundial.

O piloto de Almada, que esta época já terminou à beira do pódio por três vezes, acabando em quarto, andou sempre longe dos seus melhores resultados do ano e o melhor que conseguiu foi passar momentaneamente pelo oitavo lugar.

«Desde o princípio do fim desemana tivemos bastantes problemas com a afinação da moto. Não conseguimos encontrar bem o nosso caminho neste tipo de pistas e, para já, a conclusão é de que temos um problema no nosso chassis. Não deixou de ser um fim de semana produtivo, experimentámos diversas coisas e sabemos mais ou menos aquilo que não devemos fazer. No fundo mostra também um pouco a juventude da nossa moto, e que temos bastantes coisas para melhorar», afirmou o português.

Numa corrida em que a chuva fez uma tímida aparição no momento da partida, Salom bateu o seu compatriota Maverick Viñales (KTM) e o alemão Jonas Folger (Kalex KTM), segundo e terceiro respetivamente, depois de uma intensa volta final em que o líder do Mundial mostrou a sua capacidade para a avaliar os momentos decisivo.

À entrada para a ùltima volta, a prova era comandada pelos espanhóis Alex Rins (KTM) e Alex Marquez (KTM), companheiros de equipa, mas Salom ultrapassou na curva 1 e na 3 e seguiu imperturbável para o triunfo, fazendo a melhor volta da corrida.

A luta "fratricida" dos pilotos da equipa Estrella Galicia correu mal a ambos, já que Viñales passou-os por fora na curva 4 e Folger aproveitou a penúltima viragem para alcançar a sua segunda presença no pódio esta época. Viãnles é o único que fez o pleno entre os três primeiros.

Após a 11.ª das 18 provas do Mundial, Salom comanda com 208 pontos, seguido por Viñales, com 194, e pelo também espanhol Alex Rins, com 110. Miguel Oliveira é o sexto, com 84.

O Grande Prémio da Grã-Bretanha, 12.ª das 18 provas do calendário do Mundial, disputa-se a 1 de setembro, no circuito de Silverstone.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.