O espanhol Marc Marquez (Honda), líder do Mundial de MotoGP, foi penalizado com um ponto por ter provocado o despiste do seu compatriota, e colega de equipa, Dani Pedrosa, anunciou hoje a organização da competição.

Segundo Mike Webb, diretor de corrida de MotoGP, Marquez foi penalizado por «pilotagem irresponsável» durante o Grande Prémio de Aragão, em Espanha, a 29 de setembro, quando abalroou Pedrosa durante a corrida.

«Tivemos um incidente em que o Marc esteve muito perto de outro piloto – o bastante para haver contacto – quando apareceu por trás em travagem. Para nós, isso é um sinal para fazermos um aviso formal através de um ponto de penalização ao Marc para lhe dizermos para ter mais cuidado», explicou o mesmo responsável.

A cumprir a época de estreia na principal categoria do motociclismo de pista, Marquez, de 20 anos, já foi alvo de outras duas penalizações durante este Mundial.

Com 14 das 18 etapas do Mundial já disputadas, e à entrada para o Grande Prémio da Malásia, Marc Marquez soma agora 277 pontos, mais 38 que o também espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), e 58 que Pedrosa.