O espanhol Marc Marquez (Honda) partirá da “pole position” para a corrida de MotoGP do Grande Prémio de Valência, depois de hoje ter sido o mais rápido na qualificação da última prova do Mundial de motociclismo de velocidade.

Marquez, que lidera isolado o Campeonato do Mundo, cumpriu a melhor volta ao circuito espanhol em 1.30,237 minutos, impondo-se ao compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha), o único que pode impedir o piloto da Honda de se sagrar campeão no ano de estreia na categoria rainha, que rodou em 1.30,577.

Aos 20 anos, Marquez pode tornar-se o mais jovem campeão mundial de MotoGP, necessitando de terminar nos quatro primeiros lugares para conquistar o cetro, independentemente do resultado obtido por Lorenzo, detentor do título, na 18.ª prova do campeonato.

O espanhol Dani Pedrosa, colega de equipa de Marquez na Honda, foi o terceiro mais rápido na sessão de qualificação, à frente do italiano Valentino Rossi (Yamaha), heptacampeão do Mundo da classe rainha, que obteve a quarta melhor marca.

Na categoria intermédia - Moto2 -, o espanhol Pol Espargaro (Kalex), que já tinha assegurado a conquista do título mundial em fins de outubro, no Grande Prémio do Japão, obteve a “pole position” para a corrida de domingo, com o tempo de 1.34,957 minutos.

O português Miguel Oliveira (Mahindra) obteve o 17.º tempo na qualificação de Moto3, mais 1,5 segundos atrás do mais rápido da sessão, o espanhol Alex Rins, um dos três espanhóis da KTM a correr para o título mundial, em conjunto com Luis Salom, líder do campeonato, e Maverick Viñales.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.