O piloto português Miguel Oliveira (Mahindra) desistiu hoje na primeira volta do Grande Prémio da Argentina de Moto3, terceira prova do Mundial de motociclismo de velocidade, ganho pelo italiano Romano Fenati (KTM).

Oliveira, o primeiro português a subir ao pódio no Campeonato do Mundo de motociclismo, ao terminar no terceiro lugar o Grande Prémio da Catalunha em 2012, foi obrigado a abandonar pouco depois do arranque, devido a problemas na embraiagem da sua moto.

Fenati cumpriu as 21 voltas ao circuito Termas de Rio Hondo em 38.34,451 minutos (média de 159,6 km/h), batendo por 0,099 segundos o espanhol Alex Marquez (Honda) e 0,540 o australiano Jack Miller (KTM), que tinha partido da “pole position”, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Miller, que tinha vencido as duas primeiras provas do campeonato, realizadas no Qatar e nos Estados Unidos, manteve-se no comando do Mundial de pilotos, com 17 pontos de vantagem sobre Fenati, que ascendeu ao segundo posto, numa classificação em que Oliveira é 12.º posicionado, com 14 pontos.