O piloto espanhol Marc Márquez (Honda) alcançou hoje, nas qualificações para o Grande Prémio de França, a sua quinta “pole position” consecutiva no Mundial de motociclismo de velocidade, que lidera com quatro triunfos.
O campeão mundial em título dominou as qualificões, como tem feito desde o início da temporada, e além da 42.ª “pole” da carreira conseguiu a volta mais rápida de sempre ao circuito de Le Mans, com 1.32,042 minutos.
Atrás de Marc Márquez, que triunfou nas quatro provas do Mundial já disputadas, vão sair o também espanhol Pol Espargaro (Yamaha) e o italiano Andrea Dovizioso (Ducati), segundo e terceiro, respetivamente, nas qualificações de hoje.
Em Moto2, o mais rápido nos treinos cronometrados foi o alemão Jonas Folger (Kalex), que assegurou a sua primeira “pole” na categoria, com 1.37,619 minutos.
Os espanhóis Esteve Rabat e Luis Salom, ambos da Kalex, conseguiram os segundo e terceiro lugares da grelha, respetivamente.
Na qualificação para a corrida de Moto3, o português Miguel Oliveira (Mahindra) fez o 14.º melhor tempo na qualificação para a corrida de domingo de Moto3.
Miguel Oliveira registou na melhor volta 1.43,304 minutos, ficando a 0,813 segundos do piloto que garantiu a “pole position”, o espanhol Efren Vazquez (Honda), com 1.42,491.