O português Miguel Oliveira (Mahindra) foi hoje 18.º na qualificação para a corrida de domingo de Moto3 do Grande Prémio de Indianapolis, 10.ª prova do mundial de motociclismo de velocidade, no circuito norte-americano de Indianápolis.

Na sessão de qualificação, Miguel Oliveira cumpriu a sua melhor volta em 1.41,773 minutos, um tempo aquém da melhor marca que registou nas sessões de treinos livres (1.41,259). Caso repetisse, em qualificação, o seu melhor tempo (obtido hoje de manhã), Miguel Oliveira teria colocado a sua Mahindra no sétimo lugar da grelha de partida.

A "pole position" foi conquistada, novamente, pelo australiano Jack Miller (KTM), líder do Mundial, que fez o tempo de 1.40,727, à frente de dois espanhois da Honda, separados apenas por um milésimo: Efren Vasquez - que registou a marca de 1.40,807 minutos - e Alex Marquez (1.40,808 minutos).

O piloto luso segue no oitavo lugar do campeonato, com 53 pontos, beneficiando de um terceiro posto no Grande Prémio da Holanda, mas penalizado por uma desistência na última prova, o GP da Alemanha.

No Mundial, Miller soma 142 pontos, mais 19 do que o espanhol Alex Marquez, mais 30 do que Efren Vasquez e 32 do que o italiano Romano Fenati (KTM), quarto na grelha para domingo e último piloto das Moto3 a qualificar-se no segundo "40".

A corrida de Moto3 do Grande Prémio de Indianapolis realiza-se no domingo, a partir das 16:00 (hora de Lisboa).