O português Miguel Oliveira (Mahindra) fez hoje a melhor qualificação da época ao conseguir o quinto lugar da "grelha" de partida para o Grande Prémio da República Checa em Moto 3.

Só por uma vez entre os 10 primeiros da qualificação, na Catalunha (7.º), o piloto de Almada deixou hoje um sinal positivo no circuito de Brno, na véspera da 11.ª prova do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade.

Na mais rápida das 14 voltas que cumpriu, Miguel Oliveira rodou em 2.08,095 minutos, ou seja, 404 milésimos mais lento do que o espanhol Alex Marquez (Honda), que vai largar da "pole position", ocupando a primeira fila ao lado do compatriota Isaac Vinales (KTM) e do italiano Niccolo Antonelli (KTM).

Aparentemente sem se ter ressentido da queda sofrida na sexta-feira, nos treinos livres, Miguel Oliveira vai ocupar o lugar central da segunda fila, entre o espanhol Alex Rins (Honda), quarto, e o australiano Jack Miller (KTM), líder do Mundial, que larga da sexta posição.

Miguel Oliveira segue em oitavo lugar no Mundial de pilotos de Moto3, com 62 pontos, enquanto Miller comanda, com 158 pontos, à frente do espanhol Efren Vazques (Honda), com 137, e de Alex Marquez, com 133.