O espanhol Dani Pedrosa (Honda) venceu hoje o Grande Prémio da República Checa de MotoGP, onde o compatriota e colega Marc Marquez foi quarto, falhando um recorde depois de ganhar as primeiras dez provas do Mundial.

No circuito de Brno, palco da 11.ª prova dos campeonatos do Mundo de motociclismo de velocidade, Pedrosa terminou à frente da Yamaha do também espanhol Jorge Lorenzo e do italiano Valentino Rossi, que negou um lugar no pódio ao líder da categoria rainha.

Marquez ficou assim a um triunfo de estabelecer um recorde de vitórias consecutivas numa só época, depois de ter igualado o lendário italiano Giacomo Agostini, que ganhou 10 corridas seguidas em três ocasiões, nas temporadas de 1968, 1969 e 1970. Em termos absolutos, Agostini ganhou 20 provas sucessivas, entre 1968 e 1969.

Dani Pedrosa, vencedor em Brno em 2012, completou as 22 voltas em 42.47,800 minutos, terminando com 410 milésimos de segundo de avanço sobre Lorenzo, enquanto Rossi, sete vezes campão do Mundo na principal categoria, chegou com mais de cinco segundos de atraso, depois de ganhar o duelo com Marquez.

O campeão do Mundo em título não conseguiu tirar partido da sua nona "pole position" da temporada, mercê de uma mau arranque que o atirou para o quinto lugar à frente de Rossi, enquanto Pedrosa e Lorenzo se entretiveram na luta pela vitória.

Depois da "intromissão" inicial das Ducati dos italianos Andrea Iannone e Andrea Dovizioso, os espanhóis já comandavam à terceira volta, com Lorenzo na frente. A ultrapassagem decisiva aconteceu na sexta volta, a partir da qual Pedrosa não mais largou a liderança e selou a sua 26.ª vitória em MotoGP, apesar da pressão que o rival manteve até final.

Mais atrás, Marquez tentava pelo menos conservar uma posição no pódio numa luta interessante com Rossi, mas o italiano ultrapassou-o a 10 voltas do fim e segurou a posição com autoridade. O piloto de Cervera não ficava fora dos três primeiros desde o abandono na Austrália, na antepenúltima prova de 2013.

Apesar da "derrota", Marquez continua a liderar o Mundial de forma confortável, com 250 pontos, enquanto Pedrosa reforçou a segunda posição, com 161, e Rossi segue na terceira posição, com 157.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.