O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) venceu hoje o Grande Prémio de Aragão, em Espanha, e alcançou a primeira vitória do ano no Mundial de MotoGP, beneficiando da queda do campeão do Mundo, o compatriota Marc Márquez (Honda).

A chuva que se abateu sobre o circuito MotorLand, em Alcañiz, influenciou decisivamente o desfecho da 14.ª prova do calendário e Lorenzo, campeão do Mundo em 2010 e 2012, foi quem melhor aproveitou, terminando à frente do compatriota Aleix Espargaro (Forward Yamaha), segundo, e do britânico Cal Crutchlow (Ducati).

Sucessivamente, Andrea Iannone, Valentino Rossi, Andrea Dovizioso, Dani Pedrosa e Marc Marquez foram vítimas de quedas e Lorenzo saiu como grande vencedor desta prova. Valentino saiu de colar cervical embora não aparentasse lesões graves, enquanto Márquez, líder do Mundial, foi vítima da teimosia e acabou em 13.º.

"Foi terrível. Com estas condições de corrida, sabíamos que podíamos cair a qualquer momento. Quando vi que estava na frente, cerrei os dentes e para não cair, pilotei no limite sem cometer erros e consegui uma vitória difícil", afirmou Lorenzo, que cumpriu as 23 voltas em 44.30,406 minutos.

A prudência de Lorenzo, que baixou o ritmo assim que começou a chover e foi à "boxe" trocar de mota assim que pôde, contrastou com o descuido de Márquez, que insistiu em manter os pneus "slick", mesmo depois da queda do companheiro de equipa, Daniel Pedrosa, e acabou por cair a duas voltas do final. As Honda oficiais não foram além do 13.º e do 14.º lugares.

"Arrisquei tudo", reconheceu Márquez, que na prova anterior, o GP São Marino, já tinha sido surpreendido por Valentino Rossi, e agora voltou a desperdiçar a oportunidade de somar o 12.º triunfo da época. Mesmo assim, mantém uma confortável vantagem de 75 pontos sobre Pedrosa e pode sagrar-se campeão do Mundo dentro de duas semanas no Grande Prémio do Japão.

Em Moto2, o espanhol Maverick Viñales (Kalex) somou o seu segundo triunfo da temporada, batendo o compatriota Esteve Rabat (Kalex) e o francês Johann Zarco (Caterham Suter). Rabat consolidou a liderança do Mundial, com 278 pontos, contra 245 do finlandês Mika Kallio (Kalex), que não foi além do sétimo posto.

O italiano Romano Fenati (KTM) impôs-se na corrida de Moto3, à frente do espanhol Alex Márquez (Honda), que ascendeu à liderança do Mundial, devido à queda do australiano Jack Miller, enquanto o britânico Danny Kent (Husqvarna) foi terceiro.

O português Miguel Oliveira (Mahindra) foi sétimo classificado, mas perdeu uma posição no campeonato para Danny Kent, sendo agora o décimo, com 93 pontos, tantos quanto o britânico.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.