O português Miguel Oliveira (Mahindra) foi hoje o sétimo classificado na corrida de Moto3 do Grande Prémio de Aragão, em Espanha, após a qual o espanhol Alex Márquez (Honda) passou a ser o novo líder do Mundial.

No circuito Motorland, em Alcañiz, o piloto de Almada largou da 20.ª posição da "grelha", mas conseguiu recuperar e acumular mais nove pontos, numa corrida "nervosa" que foi ganha pelo italiano Romano Fenati (KTM) e em que Alex Márquez, segundo classificado, beneficiou da queda do australiano Jack Miller (KTM) para lhe resgatar a liderança, num incidente que ficou sob investigação.

Sob ameaça de chuva e com nevoeiro, a sétima prova do Mundial de motociclismo de velocidade sofreu um atraso e foi decarada corrida molhada, o que tornava a escolha de pneus uma fator decisivo, uma vez que não poderia haver interrupção. A passagem dos pilotos de MotoGP nos últimos treinos livres produziu uma trajetória seca e a maioria dos pilotos de Moto3 optaram por pneus de seco.

Depois da qualificação menos boa, Miguel Oliveira fez uma corrida em crescendo e chegou ao sétimo lugar à passagem da 13.ª das 20 voltas de prova, e manteve a posição até final, concluindo a 23,706 segundos do vencedor.

"No início, não sabíamos se usar um pneu 'slick' ou o pneu de molhado. De qualquer das maneiras, saí da pista bastante convencido de que as condições iam ser difíceis com os pneus de chuva. Aquilo que eu tentei fazer foi recuperar o máximo de posições possíveis, e chegou a um ponto em que já estava muito longe dos da frente e já não conseguia recuperar mais”, afirmou

Na frente, Fenati e Márquez travaram um duelo intenso na última volta e triunfo acabou por pender para o italiano, por apenas 57 milésimos de segundo. O britânico Danny Kent (Husqvarna) completou o pódio.

Jack Miller, que partiu para esta prova na liderança do Mundial, caiu na quarta volta, após um toque em Alex Márquez e teve de ir às "boxes", o que tornou impossível a sua recuperação. O australiano terminou em último, a três voltas, e caiu para segundo do Mundial, com 195 pontos, contra os 206 do espanhol, mas o incidente ficou sujeito a investigação.

Miguel Oliveira caiu um lugar, para décimo, com 93 pontos, tantos quanto Danny Kent, que subiu à nona posição.

A 15.ª prova do Mundial será o Grande Prémio do Japão e disputa-se a 12 de outubro, no circuito de Motegui.