O espanhol Marc Marquez (Honda) assegurou hoje a sua 12.ª “pole position” da temporada, a 21.ª da carreira, ao conseguir o melhor tempo na qualificação para o Grande Prémio da Austrália, 16.ª prova do Mundial de MotoGP.

No circuito de Philipp Island, Marquez, campeão do mundo em 2013 e 2014, igualou os feitos dos australianos Michael Doohan e Casey Stoner, que detinham o recorde de “pole position” numa só temporada, ao cumprir a sua melhor volta em 1.28,408 minutos, impondo-se ao britânico Cal Crutchlow (Ducati) e ao compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha), que gastaram mais 0,234 e 0,242 segundos, respetivamente.

Marquez assegurou a revalidação do título de campeão mundial no Grande Prémio do Japão, no passado fim de semana, quando faltavam três corridas para o final da temporada, centrando agora as atenções na disputa pelo segundo lugar, entre Lorenzo, o seu companheiro de equipa Dani Pedrosa e o italiano Valentino Rossi, que estão separados por três pontos.

No domingo, Pedrosa vai partir da segunda linha da grelha de partida, depois de ter conseguido o quinto melhor tempo na qualificação, enquanto Rossi não foi além do oitavo.

Nas outras categorias do mundial de motociclismo de velocidade, os primeiros lugares das grelhas de partida também foram conquistados por espanhóis, por Esteve Rabat (Kalex), em Moto2, e Alex Marquez (Honda), em Moto3. Ambos lideram as respetivas classificações de pilotos.

Em Moto3, o português Miguel Oliveira (Mahindra), 11.º do campeonato, não foi além do 15.º melhor tempo, em 1.36,865 minutos, a 0,815 segundos de Marquez.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.