Vinte crianças dos 11 aos 17 anos vão poder competir em 2015 no Troféu Oliveira Mini Moto3 Cup, uma iniciativa criada pelo piloto profissional Miguel Oliveira destinada a captar e formar jovens valores para as motos de velocidade.

De acordo com os organizadores - Miguel Oliveira e o pai, Paulo Oliveira - "o grande objetivo deste troféu é o de criar uma oportunidade para que os jovens aspirantes a pilotos possam competir num nível profissional", com um custo reduzido, e beneficiando de ensinamentos do único português a competir no Campeonato do Mundo de MotoGP.

"Temos vindo a ser abordados por pessoas que queriam saber como podiam iniciar-se na modalidade e eu senti a responsabilidade de lançar uma iniciativa para que os jovens pudessem começar neste desporto", afirmou hoje Miguel Oliveira na cerimónia de apresentação do troféu, no kartódromo do Bombarral.

Os jovens que queiram participar terão de pagar um valor por toda a época (1.250 euros mais IVA) - que inclui sete provas - e em troca a organização fornece toda a assistência técnica, material e as motas de competição (motas monomarca com motores de quatro tempos de 250 centímetros cúbicos). No final da temporada, os participantes têm de devolver as motas à organização.

"A ideia é termos sete provas: uma em Espanha, englobada no campeonato espanhol, e [em Portugal] duas no Norte, duas no Centro e duas no Sul. Há kartódromos com condições [para o troféu], como Viana do Castelo, Braga, Fátima, Bombarral, Santo André e Portimão. São estes os recintos em Portugal", explicou Paulo Oliveira.

As datas das provas ainda estão por definir, mas serão marcadas tendo em conta a participação de Miguel Oliveira no campeonato do Mundo de MotoGP (na classe Moto3).

"Isto só faz sentido se eu puder estar presente nas corridas [do Troféu Oliveira Mini Moto3 Cup] e que venha de mim tudo o que os pilotos possam aprender", disse o piloto de Almada.

Paulo Oliveira acredita que esta competição "pode evoluir até ao ponto de desenvolver pilotos com capacidades de disputar o Campeonato do Mundo de velocidade", tal como veio a acontecer com Miguel Oliveira.

Muitos dos pilotos que agora competem no campeonato do mundo de MotoGP passaram por troféus do género, como a Copa Moriwaki 250 cc e a Redbull Rookies Cup. O próprio Miguel Oliveira também passou pela Redbull Rookies Cup.

Presente na apresentação, o presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo afirmou que a entidade apoia o projeto "desde início", com "a disponibilização de meios humanos e materiais, como os kartódromos, inscrições, licenças e seguros".

"Também daremos um apoio institucional na tentativa de encontrar apoios financeiros e parceiros para viabilizar este projeto, que consideramos muito importante para a modalidade", disse Manuel Marinheiro.

Todos os jovens candidatos terão ainda de passar em provas de seleção. A categoria MiniGP terá um máximo de 20 jovens concorrentes.