O italiano Andrea Dovizioso, aos comandos de uma Ducati, foi hoje o piloto mais rápido na qualificação para a corrida de MotoGP do Grande Prémio do Qatar, prova de abertura Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade de 2015.

Dovizioso cumpriu a melhor volta ao circuito de Losail em 1,54,113 minutos, conquistando a 16.ª ‘pole position’ da carreira, a terceira na categoria rainha, impondo-se aos dois pilotos oficiais da Honda e garantindo a liderança da grelha de partida para a corrida de domingo.

O espanhol Dani Pedrosa obteve a segunda melhor marca, com 1.54,330 minutos, enquanto o compatriota Marc Marquez, bicampeão mundial e grande favorito à conquista do título em 2015, foi o terceiro mais veloz, com o tempo de 1.54,437.

Na categoria intermédia, o britânico Sam Lowes (Speed Up) conquistou a primeira ‘pole’ da carreira em Moto2, ao estabelecer a melhor volta em 1.59,423 minutos, à frente do francês Johann Zarco e do espanhol Tito Rabat, campeão em título, segundo e terceiro mais rápidos.

O português Miguel Oliveira (KTM) chegou a deter o melhor tempo na fase inicial da sessão de qualificação de Moto3, mas acabou por registar apenas a oitava marca, com 2.06,378 minutos, apesar de não ter ficado muito distante do detentor da ‘pole position’, o francês Alexis Masbou.

O piloto da Honda estabeleceu a melhor volta na classe inferior com o tempo de 2.06,170 minutos e vai arrancar do primeiro lugar da grelha, à frente do espanhol Isaac Viñales (Husqvarna) e do italiano Niccolò Antonelli (Honda), segundo e terceiro mais rápidos, respetivamente.