O italiano Valentino Rossi (Yamaha) conseguiu hoje a 109.ª vitória da carreira, ao triunfar no Qatar, primeira prova da categoria de MotoGP do Mundial de motociclismo, na qual o campeão em título, Marc Márquez, foi quinto.

No circuito de Losail, Rossi, de 36 anos, impôs-se, num final emocionante, ao seu compatriota Andrea Dovizioso (Ducati), para assinar o 83.º triunfo na categoria principal.

O também italiano Andrea Iannone (Ducati) completou o pódio, relegando para a quarta posição o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), que liderou a prova durante várias voltas.

A primeira prova do Mundial fica marcada por um pódio inteiramente italiano, algo que não acontecia desde o Grande Prémio do Japão de 2006.

"Foi, para mim, uma das melhores vitórias. A moto estava fantástica e eu nunca desisti. Foi uma luta com as Ducati e com as Honda, que estão muito fortes", afirmou o piloto italiano.

Na partida, o campeão em título saiu mal e ficou para trás, tendo Jorge Lorenzo assumido a liderança, com Andrea Dovizioso logo atrás.

Iannone e Rossi juntaram-se aos dois da frente e, a quatro voltas do fim, o piloto da Yahama acabou por se colar a Dovizioso na frente, tendo assinado a vitória no final da corrida.

Valentino Rossi terminou a prova em 42.35,717 minutos, deixando Dovizioso a 0,174 segundos e Iannone a 2,250.

Na Moto2, o alemão Jonas Folger (Kalex) alcançou a sua primeira vitória na categoria, impondo-se ao belga Xavier Simeon e ao suíço Thomas Luthi, por cinco e 12 segundos, respetivamente.

Na prova de Moto 3, na qual o português Miguel Oliveira foi 16.º depois de ter protagonizado uma queda, a primeira do Mundial de 2015, o francês Alexis Masbou (Honda) arrecadou o primeiro lugar, impondo-se por escassos 27 milésimos de segundo ao italiano Enea Bastianini (Honda).

O britânico Danny Kent (Honda) completou o pódio da primeira prova do Mundial da categoria.
Na primeira curva, Miguel Oliveira sofreu uma queda, após um toque na moto do italiano Francesco Bagnaia (Mahindra), e caiu para a 34.ª posição.

Numa prova extremamente disputada, que teve vários líderes, Masbou conseguiu a primeira vitória da carreira.

A próxima prova do Mundial, o GP das Americas, disputa-se a 10, 11 e 12 de abril, em Austin, no Texas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.