O espanhol Marc Marquez (Honda) venceu hoje o Grande Prémio de Indianápolis de Moto GP, décima prova do Mundial, em ronda competitiva na qual Miguel Oliveira foi 'penalizado' em Moto 3.

Márquez, que partiu na primeira posição da grelha de partida, protagonizou luta intensa com o compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha), a quem passou a três voltas do fim, aguentando depois a posição, enquanto o italiano Valentino Rossi (Yamaha), líder do Mundial, completou o pódio.

"Na qualificação consegui rodar forte, mas na corrida o Lorenzo andou rápido desde início. Como era impossível abrir vantagem, decidi apostar nas últimas voltas. Apliquei a minha estratégica, passei-o a três voltas do fim e depois foi dar o máximo", disse Márquez, que garantiu a vitória 700 da Honda em Mundiais de motociclismo.

Rossi, nove vezes campeão do Mundo, lidera o campeonato com 195 pontos, mais nove do que Jorge Lorenzo e mais 56 do que Márquez, campeão em título e que aqui conquistou o segundo triunfo consecutivo, o terceiro da época.

Em Moto3, Miguel Oliveira (KTM) partiu no segundo lugar da grelha, mas foi 15.º, após recuperar 17 lugares depois de ter sido forçado a trocar de pneus logo na primeira volta, prejudicado pela chuva.

O português, que regressou à competição depois de ter sofrido um acidente há um mês nos treinos para o Grande Prémio da Alemanha, foi apanhado de surpresa no arranque da prova, bem como todos os outros candidatos, com a instabilidade do tempo, tendo os pilotos sido obrigados a mudar de pneus de piso seco para chuva e depois novamente para seco.

Estas trocas permitiram a quem arriscou vir a colher frutos, caso do vencedor, o belga Livio Loi (Honda), que conquistou hoje a sua primeira vitória no campeonato do mundo.

No Mundial, a liderança continua em posse do britânico Danny Kent, que hoje foi 21.º e manteve os mesmos 190 pontos, o italiano Ennea Bastianini (Honda), sexto, continua a ser segundo, agora a 56 pontos, enquanto Miguel Oliveira perdeu o terceiro lugar para o italiano Romano Fenati (KTM), que, com o quarto posto de hoje, soma agora 112 pontos, contra 103 do luso.

Em Moto 2, registou-se o primeiro triunfo do espanhol Alex Rins (Kalex) e logo em ano de estreia na categoria, superiorizando-se ao francês Johann Zarko (Kalex) e ao italiano Franco Morbideli (Kalex), que conquistou o seu primeiro pódio no campeonato do Mundo.

Rins, que já tinha o melhor tempo, subiu ao segundo lugar do Mundial e viu o compatriota Tito Rabat, campeão do Mundo, ficar em quinto lugar, destronando-o do segundo lugar do Mundial.

O Mundial é liderado por Johann Zarko, com 199 pontos, seguido de Alex Rins, a 71, e Tito Rabat, a 74.

O Mundial prossegue na República Checa a 16 de agosto.

RBA (VR) // PA

Lusa/Fim