O Grande Prémio da Áustria vai substituir o Grande Prémio de Indianápolis e é uma das novidades no calendário do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2016, anunciado hoje pela organização da competição.

Ainda que o calendário seja apenas provisório, a corrida austríaca está prevista para o dia 14 de agosto e será o 11.º Grande Prémio do Mundial.

O calendário provisório de 2016 contém várias alterações comparativamente com a edição deste ano.

O Qatar irá ser o palco da primeira corrida noturna, a 20 de marco, no Circuito Internacional de Losail.

O Grande Prémio da Argentina irá disputar-se nas Termas de Rio Hondo, no dia 03 de abril, uma semana antes do Grande Prémio de Austin, nos Estados Unidos, no dia 10 de abril.

Jerez de la Frontera será o quarto Grande Prémio de MotoGP, estando marcado para o dia 24 de abril.

O circuito de Le Mans, em França, receberá a quinta corrida, marcada para o dia 08 de maio. Mugello será o palco transalpino do Mundial, com a sexta corrida, marcada para o dia 22 de maio.

A Catalunha será o local escolhido para o sétimo Grande Prémio, no dia 05 de junho.

O último domingo de junho receberá outra das novidades desta nova edição, no circuito de Assen, onde vai ser disputado o Grande Prémio holandês ao domingo, pela primeira vez, ao invés do tradicional sábado.

No dia 10 de julho, será a Alemanha a receber um Grande Prémio, no circuito de Sachsernring, uma semana antes do Grande Prémio de Silverstone, em Inglaterra, no dia 17 de julho.

Depois, surge uma pausa de um mês, causada pelo início dos Jogos Olímpicos do Rio2016 e a competição só reiniciará no dia 14 de agosto com a grande novidade da edição de 2016.

O Grande Prémio da Áustria será disputado pela primeira vez desde 1997 e será denominado como Red Bull Ring, substituindo o antigo nome A1 Ring.

O circuito de Brno, na República Checa, receberá a competição no 21 de agosto, enquanto San Marino será o palco principal no dia 11 de setembro e Aragão no dia 25.

Uma das outras novidades será a troca completa da ordem dos três Grandes Prémios conhecidos como ‘périplo asiático’, que será ordenado por Malásia (09 de outubro), Japão (16 de outubro) e Austrália (23 de outubro), ao contrário da edição de 2015 que foi ordenada por Japão, Austrália e Malásia.

O Mundial de MotoGP 2016 termina no dia 06 de novembro em Valência, em Espanha, no circuito Comunidade Valenciana Ricardo Tormo.