O piloto espanhol Marc Márquez (Honda) conseguiu hoje o melhor tempo da qualificação de MotoGP do Grande Prémio de Aragão, 14.ª prova do Mundial de velocidade, com o português Miguel Oliveira a sair no segundo lugar no Moto3.

A correr em ‘casa’, bicampeão do mundo, conseguiu a melhor volta ao Circuito de Motorland, em 1.46,635 minutos, superando o recorde da pista, que já era seu, depois de no ano passado ter conseguido rodar em 1.47,187.

A pilotar nos ‘limites’, Márquez foi também protagonista pelas piores razões, já que uma queda o impossibilitou de concluir a sessão. Ainda assim, tudo não passou de um susto sem consequências físicas para o espanhol.

Ao seu lado na grelha de partida, o Márquez vai ter o compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha), que fez a sua melhor volta em 1.46,743 minutos, e o italiano Andrea Iannone (Ducati), que rodou em 1.47,178.

Um dia menos positivo teve o atual líder do campeonato, Valentino Rossi (Yamaha), que conseguiu apenas a sexta marca da sessão, com o tempo de 1.47,492 minutos. O italiano passou grande parte da sessão entre a sétima e oitava posição, mas na última volta conseguiu ascender ao sexto posto.

Em Moto2, o atual campeão do mundo, o espanhol Tito Rabat (Kalex), foi o mais rápido na qualificação, ao rodar em 1.52.232 minutos.

A primeira linha da grelha de partida vai colocar os três primeiros classificados do campeonato, com o atual terceiro classificado, o espanhol Alex Rins (Kalex), a sair do segundo posto, e o segundo, o francês Johann Zarco (Kalex), a fechar o ‘pódio’.

Na categoria mais baixa do mundial, no Moto3, o português Miguel Oliveira (KTM) vai partir para a corrida de domingo no segundo posto, atrás de Enea Bastianini (Honda).

Com o tempo de 1.57,755 minutos, o italiano garantiu a segunda ‘pole position’ consecutiva, depois de ‘retirar’ a Miguel Oliveira o melhor tempo desta sessão oficial, na última volta.

O ‘pódio’ ficou fechado com o atual líder do campeonato, o britânico Danny Kent (Honda).