O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) venceu hoje a corrida de MotoGP do Grande Prémio de Aragão, 14.ª prova do Mundial de velocidade, na qual o português Miguel Oliveira (KTM) conquistou a sua terceira vitória em Moto3.

Lorenzo venceu com autoridade em casa, no Circuito de Motorland, terminando com 2,6 segundos de vantagem sobre o compatriota Dani Pedrosa (Honda), que, por sua vez, terminou com uma curta vantagem sobre o italiano Valentino Rossi (Yamaha), que fechou o pódio da prova espanhola.

Depois da na qualificação Marc Márquez (Honda) ter estabelecido um novo recorde do traçado, o bicampeão do mundo viu-se ultrapassado no arranque por Lorenzo e pelo italiano Andrea Iannone (Ducati).

Depois de recuperar o segundo posto, no final da primeira volta, o piloto espanhol tentou recuperar a liderança da prova, mas uma queda, na segunda volta, obrigou-o a desistir, pela quinta vez na presente temporada.

Isolado, Lorenzo geriu à sua vontade a corrida, com as emoções a ficarem para a luta do segundo posto, em que Pedrosa acabou por se impor ao atual líder do campeonato Rossi, que ainda assim conseguiu pontos importantes para a luta pelo título.

O italiano lidera agora com 14 pontos de vantagem para o companheiro de equipa Lorenzo e 79 sobre Márquez.

No Moto2, o francês Johann Zarco (Kalex) viu ser adiada a possibilidade matemática de garantir desde já o título mundial, depois de ter terminado em sexto.

A categoria foi ganha pelo espanhol Tito Rabat (Kalex), que na última volta se impôs ao compatriota Alex Rins (Kalex), terminando com 96 centésimos de segundo de vantagem. No terceiro posto, a fechar o pódio, ficou o britânico Sam Lowes (Speed up), a 5,3 segundos do vencedor.

No campeonato, Zarco comanda isolado, com 78 pontos de vantagem sobre Rabat (206), com o terceiro posto a ser ocupado por Rins (184).

Na categoria inferior do mundial, a vitória voltou a sorrir ao português Miguel Oliveira (KTM), que conseguiu no Circuito de Motorland o terceiro triunfo da temporada.

Miguel Oliveira subiu pela quinta vez ao pódio neste Mundial, à frente do espanhol Jorge Navarro (Honda) e do italiano Romano Fenati (KTM), segundo e terceiro classificados no circuito espanhol.

O triunfo ficou ‘selado’ apenas na última volta da corrida, marcada pelas quedas, sem consequências, do britânico Danny Kent (Honda), líder do Mundial, do italiano Enea Bastianini (Honda) e do sul-africano Brad Binder (KTM).

Quando faltam quatro provas para o final do Mundial, Miguel Oliveira subiu ao terceiro lugar do Mundial de pilotos, agora com 159 pontos. Kent continua a liderar, com 234 pontos, seguido de Bastianini, com 179.

A próxima prova do Mundial, o Grande Prémio do Japão, disputa-se a 11 de outubro, no circuito de Motegui.