O francês Johann Zarco (Kalex) garantiu hoje o título no Mundial de Moto2 após a desistência do seu concorrente direto, o espanhol Esteve Rabat (Kalex), do Grande Prémio do Japão.

Rabat, campeão em título, tinha sofrido uma lesão num braço na semana passada, no Grande Prémio de Aragão, em Espanha, e estava em dúvida para o Japão, palco da corrida de domingo, no circuito de Motegui.

Chegado à pista nipónica, Esteve Rabat foi forçado a abandonar depois das primeiras voltas à pista nos treinos, devido às dores, ‘oferecendo’ o título mundial a Johann Zarco, o primeiro francês a sagrar-se campeão da segunda categoria do Mundial de motociclismo depois de Olivier Jacque, que venceu em 2000.

Quando faltam quatro etapas para encerrar a época, Zarco, que hoje foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres, lidera o Mundial com 75 pontos de vantagem sobre Rabat, que após a desistência de hoje só pode ganhar 74 pontos, se vencer as três últimas corridas (Austrália, Malásia e Comunidade Valenciana, em Espanha).

No primeiro dia de treinos de Moto3, o português Miguel Oliveira, em KTM, foi o segundo piloto mais rápido, atrás do italiano Niccolò Antonelli (Honda).