O italiano Valentino Rossi, líder do Mundial de motociclismo, vai partir do último lugar para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, 18.ª e última etapa do campeonato, por ter causado a queda do espanhol Marc Marquez na Malásia.

A direção de corrida do Mundial de motociclismo puniu Rossi (Yamaha) com três pontos de penalização, por este ter tocado com o pé na moto de Marquez (Honda), campeão em título, quando lutavam pelo terceiro lugar no Grande Prémio da Malásia.

Rossi já tinha um ponto de penalização, por ter tido uma condução irresponsável com o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) no Grande Prémio de São Marino, sendo agora punido com a saída do último lugar.

Um piloto que some sete pontos de penalização sairá da linha das ‘boxes’ e se chegar aos 10 ficará sem correr um Grande Prémio.

Valentino Rossi e Marc Marquez já tinham tido uma acesa troca de palavras na conferência de imprensa da véspera da corrida, com o italiano a dizer após a prova que o espanhol estava a correr para lhe “criar problemas”.

“Marquez ganhou a sua luta, fez-me perder o campeonato”, disse Rossi, que disse que o guiador do espanhol lhe tocou na perna e que o seu pé escorregou, tendo tocado na Honda do adversário.

Com um grande prémio por disputar, Valentino Rossi tem sete pontos de avanço sobre Jorge Lorenzo.